Dicas

Abaixe a página para acompanhar as dicas.


Sugiram dicas de interesse de vocês. Lembrando que tem que ser sobre cortadeiras (preferencialmente saúva).



Dia 08/02/2012 - Um pouco sobre forrageamento 


     A atividade das formigas cortadeiras denominada forrageamento envolve a seleção, o corte e o transporte do material vegetal para o ninho. 
     De acordo com pesquisadores, em geral as folhas novas das plantas são mais ricas em aminoácidos, talvez por saber disso é que elas prefiram cortar folhas jovens. Acredito, que além de mais ricas em nutrientes, as folhas novas tem maior teor de água e são menos lignificadas, o caso é o mesmo para as flores.
    Outro fator atrativo para o corte é a variação do material oferecido, sempre que possível altere o tipo de folhas e flores, além de estimular e otimizar o forrageamento, fornecerá uma gama maior de nutrientes para o bom desenvolvimento do fungo. Pesquisas indicaram que uma das plantas de maior atratividade para as cortadeiras, não foi suficiente para manter o fungo, é o caso do Hibiscus rosa-sinensis. Mais um dado que reforça a importância de se variar o material ofertado. 
    Além disso foi constatado que somente 5% da necessidade energética da colônia é fornecida pelo fungo, pois 95% provêm diretamente da ingestão de seiva da planta. As operárias adultas basicamente só se alimentam da seiva da planta durante o corte, e apenas suplementam sua dieta com o fungo. Já as larvas se alimentam do suco das hifas do fungo.



RESUMINDO: - Forneça folhas jovens, flores, e varie sempre que possível.



Dia 14/02/2012 - Condições ambientais


    O sucesso da criação de formigas cortadeiras depende muito das condições do ambiente. A temperatura e a umidade devem ser constantemente observadas. 
  Umidade é um fator de grande importância, seu excesso facilita a decomposição de detritos e resíduos do fungo nos recipientes, propiciando um microclima inadequado ao crescimento do fungo, além de favorecer o aparecimento de fungos oportunistas como Escovopsis weberii. Por outro lado, a baixa umidade também é indesejável, e pode ser elevada, colocando-se chumaços de algodão úmido sobre a tampa do ninho (Foto 1). Há pessoas que utilizam o algodão no interior do recipiente, eu particularmente prefiro sobre a tampa. 
    A tampa por sua vez deve ser furada(foto 2), de modo que circule ar, mas não formigas. Na maioria das vezes não forneço água diretamente, apenas a umidade do algodão é suficiente (foto 3). Mas caso você queira fornecer água, coloque no pote de forrageamento (onde você fornece as folhas), em recipiente raso com tela de malha fina ou gravetos, para evitar que as formigas se afoguem.
    O recomendado é que a umidade esteja acima de 75%, o que se consegue facilmente com o truque do algodão, e a temperatura, entre 25 e 27˚C. O monitoramento da temperatura pode ser feito por meios de termômetros (foto 4) encontrados em lojas de aquarismo, por um preço muito acessível.
    Devemos sempre, proporcionar condições ambientais o mais estável possível para a colônia. Proteja o recipiente do fungo de grande intensidade luminosa, deixe-o distante de janelas e nunca deixe tomar sol diretamente, se for necessário faça uma proteção (foto 5).
    A observação do trabalho das cortadeiras pode ser feito durante dia e noite, já que elas não se importam com a luz, mas evite ao máximo tocar com as mãos e provocar trepidações no formigário, estressando assim a colônia.
     

Foto 1 - Algodão sobre a tampa, para manter a umidade.


Foto 2 - Furos na tampa, para arejamento.


Foto 3 - Resultado do algodão úmido: água condensada no interior da tampa.


Foto 4 - Termômetro para aferir a temperatura ambiente.


Foto 5 - Proteção para o recipiente do fungo.





18/02/2012
- Recebi as formigas, e agora?  


No intuito de facilitar para os compradores, reuni algumas dicas que poderá ajudar.


    A pessoa que adquire a colônia, recebe junto um formigário (Foto 1), composto por 3 recipientes. Destinados ao fungo, a área do lixo, e a de forrageamento (onde é fornecido as folhas), e duas mangueiras para conexão entre os recipientes e trânsito das operárias. O formigário é enviado desmontado, e deve ser montado o mais rápido possível, para que as formigas retomem suas atividades. 
    Não estranhe se o fungo chegar desmanchado. Isso acontece independente do tempo de transporte, pois as formigas ao se sentirem ameaçadas, tentam retirar as crias e posteriormente o fungo, no intuito de fugir para outro local. Em um ou dois dias estará tudo organizado novamente.
                                         
                                          Foto 1 - Formigário
                                        


     Todo o procedimento de montagem e de manejo geral, deve ser feito de forma calma, com o mínimo de vibração e choque. Isso facilitará muito o trabalho, pois as formigas não tentaram atacar e/ou fugir. Mas é normal as vezes algumas formigas saírem do pote, porém nenhuma delas tem a intenção de abandonar a colônia, e na maior parte das vezes, elas voltam por conta própria em alguns segundos. 
    Para um maior controle, e evitar a perda de alguma formiga, coloque o formigário sobre uma mesa limpa, sem outros objetos. 

    O primeiro passo para a montagem do formigário é encaixar as mangueiras de conexão nos recipientes do lixo e de forrageamento. Os potes possuem orifícios no tamanho adequado para o encaixe (foto 2), mas o procedimento pode ser facilitado aquecendo-se a ponta da mangueira em água quente, nunca diretamente sobre o fogo.

                                  Foto 2 - Orifício de encaixe


    Somente após conectar a mangueira ao recipiente do lixo e ao de forrageamento (foto 3), que se deve conecta-las ao ninho (recipiente do fungo). Abra um lado por vez, retirando lentamente a fita usada para tampar a saída das formigas (foto 4), e encaixe a mangueira (foto 5).  

                                  Foto 3 - Mangueira conectada ao recipiente do lixo


                                  Foto 4 - Orifício de saída fechado por fita


                                  Foto 5 - Mangueiras conectadas ao ninho



    Uma vez montado o formigário, forneça folhas frescas no local destinado para tal, e não diretamente dentro do ninho. Coloque um chumaço de algodão úmido sobre a tampa do recipiente com o fungo, e certifique que as tampas do fungo e do lixo estejam perfuradas, para que haja arejamento. 
    O algodão deve estar úmido, e não encharcado. O correto é que se forme gotículas sob a tampa (foto 6). Caso esteja formando gotas, retire o algodão, espere até que as gotas sequem e volte com o algodão com menos água.

                                  Foto 6 - Gotículas formadas sob a tampa


    É importante que a colônia fique em local calmo, longe de luz forte e vento. Não é necessário que a colônia fique em escuridão total. E só toque o formigário com as mão caso seja necessário.




17/04/2012 - Contenção

Visitando alguns blogs, vi comentários sobre formas de contenção. Alguns usando vaselina, etc...
Vou mostrar o que eu uso para que as formigas não fujam.

Algumas colônias crio em sistema aberto (foto1), e em algumas faço a área de forrageamento em uma bandeja. Para isso é preciso fazer algo para conter as formigas.


O artifício é simples e muito eficiente. É necessário apenas, um chumaço de algodão, detergente neutro e talco neutro( encontrado em locais que vendam produtos hospitalares).

Umedeça o algodão com o detergente neutro(foto2)


Passe o algodão pela lateral do recipiente. Somente na parte superior, sem que toque o fundo.


Após espalhar o detergente por toda a superfície, polvilhe o talco pela região umedecida pelo detergente.


Retire o excesso, caso precise, limpe o fundo com pano úmido. O resultado podemos ver na foto a seguir.


Se ninguém passar o dedo e retirar o talco, nunca fugirá formigas.

6 comentários:

  1. Ótimo, as revoadas de saúvas estão chegando capturei uma C. Rufipes

    ResponderExcluir
  2. Aqui onde eu moro, as revoadas de saúva só acontecem no final do ano.

    ResponderExcluir
  3. Bom presciso de umas ajudas: N aminha fazenda aconteceu o voo das rainhas, e eu peguei uma, e fez um formigario do meu gosto. Peguei uma tapouer de 20cm de largura e 10 de altura, coloquei 3 dedos de terra fofa, e anoite dou uma regada, e a rainha eu peguei um pote de palmito e fiz a terra com o tunel, de modo q dava pra ver ela no fundo e os ovos, mais ela acabou fazendo dentro do buraco, ela ja botou ta com 3 semanas de formigario, e agora vou montar outra tpouer para as folhas e uma para o lixo. Uma duvida minha é: elas vao saber identificar a caixa do lixo?
    e o fungo ira crescer normalmente dentro da caverna do tunel que ela colocou os ovos?

    ResponderExcluir
  4. Elas só comem folhas? Nada de besouros ou algo do tipo? Se fosse para construir minha colonia gostaria de algo mais estético, não há outra forma para fazer?

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/groups/163213237100506/


    galera pgina de mirmecologismo no face. inclusive o leandro dono desse blog ja esta la, vamos discutir la. até q o leandro volte a postar no blog. estamos todos atentos.

    ResponderExcluir
  6. https://www.facebook.com/groups/163213237100506/

    galera pagina de mimercologismo no face, vamos entrar la e movimentar, o leandro ja ta la.... vamo ficar por la até q o leandro volte a postar e se possivel divulguem a pagina pra todos que vcs conhecem que gostam das formiguinhas

    ResponderExcluir